Menu Fechar

Quem Somos

Amália Botelho

Amália Botelho fez licenciatura em Medicina (Universidade de Lisboa), especialidade em Medicina Interna (Hospital São Francisco Xavier), pós-graduação em Saúde Pública e Envelhecimento (London School of Public Health) e doutoramento em Medicina, Fisiologia (Faculdade de Ciências Médicas| Nova Medical School – FCM|NMS) sobre Envelhecimento e Autonomia Funcional, premiado com menção honrosa do Prémio Bial 2000.

Perita em Gerontologia Clínica, com mais de 35 anos de experiência no Ensino Superior pré-graduado de Medicina, 10 anos de ensino gerontológico multiprofissional pós-graduado, e mais de 25 anos de investigação em envelhecimento.
Foi responsável pelo desenvolvimento e regência de duas unidades curriculares gerontológicas inovadoras da FCM|NMS. Orientou teses de doutoramento e de mestrado e foi investigador da unidade de investigação Comprehensive Health Research Centre (CHRC).
Coordenou a vertente geriátrica do projeto GERIA – Estudo Geriátrico dos efeitos na saúde da qualidade do ar interior em lares da 3ª idade de Portugal (PTDC/SAL-SAP/116563/2010) e do Estudo EPEPP – Estudo do Perfil de Envelhecimento da População Portuguesa (Contacto 1625 Saúde XXI). Parte do trabalho do seu doutoramento foi incorporada na implementação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

Foi também 5 anos sub-diretora e membro do Conselho de Faculdade da FCM|NMS e 4 anos pró-reitora da Universidade NOVA de Lisboa.

Atualmente aposentada da vida académica, dedica-se à implementação do seu legado profissional na atividade clínica corrente.

Belén de Vicente


Belén de Vicente é perita no desenvolvimento de projectos complexos nos sectores da Educação e da Saúde. Tem mais de 15 anos de experiencia em consultoria de gestão, especificamente na área da Saúde.

Possui uma forte ligação com a academia, inicialmente como Directora do The Lisbon MBA, a parceria entre as duas Universidade de topo em Gestão e Economia em Portugal e o MIT Sloan em Boston e posteriormente como assessora da NOVA School of Business and Economics.

É fundadora e Directora Geral da Medical Port, o primeiro operador premium de medical travel na Peninsula Ibérica. Neste contexto tem desenvolvido projectos inovadores em África e no Médio Oriente. Actualmente é Directora da Ahed – Advanced Health Education, a Escola de Estudos Pós Graduados em Saúde da Nova Medical School. Desde 2021 é também fundadora da Stuward Health, empresa dedicada a melhoria da saúde física e mental de indivíduos e organizações.

Belén de Vicente tem uma licenciatura em Engenharia Informática (Faculdade de Informárica de Madrid) complementada com um MBA da Universidade Católica e duas post-graduações, uma em Gestão de Saúde (Universidade Católica) e outa de Saúde e Envelhecimento (Faculdade de Medicina da Universidade NOVA).

História

A HISTÓRIA DO EDGE

APLICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO GLOBAL DO INDIVÍDUO

O conjunto de variáveis de natureza biopsicossocial que constituem uma avaliação global do indivíduo teve a sua origem a nível internacional no âmbito geriátrico, desde há algumas décadas. Este tipo de avaliações são procedimentos algo morosos, compostos por diversas escalas de avaliação na íntegra, estando nacionalmente ainda restrito a indivíduos idosos.

O EDGE proporciona uma avaliação global de diagnóstico precoce, em indivíduos adultos de qualquer idade, visando uma longevidade saudável.

EVOLUÇÃO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

  • Tese de doutoramento de Amália Botelho, menção honrosa do Prémio Bial 2000. Consta de uma avaliação biopsicossocial em pessoas idosas;
  • Estudo epidemiológico “Estudo do Perfil de Envelhecimento da População Portuguesa”. O perfil mais prevalente surgiu em 21% dos indivíduos;
  • Aplicação assistencial nacional, na implementação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados;
  • Aplicação telefónica com simplificação para contacto telefónico, com cedência e aplicação pela linha de Saúde 24 sénior;
  • Consolidação por uma equipa de profissionais que reuniram as melhores características das versões anteriores do instrumento;
  • Finalização por uma equipa multiprofissional acrescida, liderada por Belén Vicente, que vocacionou o instrumento para uma avaliação diagnóstica de triagem de indivíduos a partir da meia-idade, o EDGE.

DESENVOLVIMENTO DO EDGE

  • O EDGE surge como instrumento de suporte para médicos generalistas ou especialistas, proporcionando informação estruturada sobre os seus pacientes, de forma integrada e completa, com possibilidade de actualização contínua, e como apoio para as suas consultas;
  • Foi testado por médicos, psicólogos, nutricionistas, técnicos e especialistas no envelhecimento, que contribuíram para a sua melhoria e actualização;
  • É anualmente actualizado pela sua autora, com base em informação cientificamente provada e adequada ao objectivo do instrumento.